Alface, tomate, pepino, agrião… muitas coisas já são comuns de se comer cru, na salada, sem descascar nem nada, só lavando muito bem. Mas tem coisas que não são tão óbvias, então achei melhor comentar pra quem nunca viu.
Chuchu, abobrinha, vagem e quiabo, por exemplo, são alimentos que as pessoas costumam cozinhar, mas que ficam muito gostosos picados miudinhos na salada, com um pouquinho de sal e limão, ou azeite, ou que você preferir.
Coisas que têm a casca muito grossa, como a abóbora cabochan, uma boa solução é cortar a casca em tirinhas fininhas, ferver um pouco pra amolecer e deixar esfriar.
O inhame, descascado, ralado e bem temperado, vira um patê bem gostoso. Assim como o grão de bico germinado e batido com temperos.
A berinjela, se cortar em cubinhos pequenininhos e amassar bem com as mãos mesmo, perde aquela textura esponjosa e fica escurinha, como quando cozinha. Ou você faz ela marinada, em tirinhas.
A idéia dos marinados é a seguinte: faz um caldinho com limão e sal (e azeite, shoyu, o que quiser) e deixa as coisas de molho nisso. Espreme bem com as mãos e tira do caldinho, que você pode usar como molho pra salada. Aí o que você tirou fica sequinho e bem temperado. E esse lance de espremer com as mão, você pode fazer com a cebola picada também, pra tirar o ardido dela.
Isso entre outras tantas coisas aí. Por enquanto é só.
Saladas
Posted in Cozinha..
– March 12, 2009