Skip to content


Bolos

     Eu tenho uma receita de bolo básica, que eu mesma fui testando o que dava mais certo pra mim e tal, e vou fazendo alterações dependendo do sabor do bolo:

     Joga numa vasilha duas xícatas de açúcar com 3/4 de xícara de óleo vegetal e mistura bem. Acrescenta 3 xícaras de farinha de trigo e uma colher de chá de sal e mistura de novo. Acrescenta duas colheres de chá de fermento em pó e dá mais uma misturadinha rapidinha. Aí joga uma xícara de água, mistura; mais uma de água, e mistura. 
     Pronto. É só despejar numa assadeira unstada com óleo e farinha de trigo e pôr pra assar no fogo mínimo (180º) por uns 40 minutos. Depois disso, vai abrindo o for e espetando alguma coisa p ver se sai sem nada grudado, e vê se a cor tá boa também.
     Quando estiver pronto, é bom não tirar do forno logo de cara, pra ele não murchar. Desliga o forno e deixa o bolo lá esfriando. E é bom desenformar (se for o caso) só quando ele já estiver frio.

     A partir daí, dá pra ir mudando conforme os sabores:
     Prum bolo de frutas, é só colocar suco no lugar da água (laranja ou abacaxi, por exemplo) ou leite de coco prum bolo de coco. No bolo de banana eu misturo, antes da água, uma banana amassada, e pôr cima do bolo coloco umas fatias de banana e cubro com açúcar e canela. Dá também pra substituir uma parte da farinha por farinha integral, fubá, farinha de milho; jogar pedaços de goiabada; acrescentar na massa uma xícara de cacau em pó.

     Enfim, o importante aí é ir testando e inventando. Tem gente que faz bolo com açúcar mascavo, sem óleo, com fermento caseiro, ou bicarbonato de sódio e vinagre…

Posted in Cozinha..